O modelo de gestão compartilhada da educação avança em São Paulo com a parceria entre a Prefeitura e o Liceu Coração de Jesus, um colégio centenário. A colaboração, iniciada em 2022, permite que centenas de alunos da rede municipal estudem na instituição sem pagar mensalidade.
Três anos após o convênio, centenas de crianças da Rede Municipal de Ensino estudam no Liceu Coração de Jesus, que agora integra a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A parceria possibilitou que estudantes da rede municipal usufruam de uma estrutura antes restrita a quem possuía condições financeiras.
Segundo avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP), turmas sob o modelo de gestão compartilhada apresentaram notas superiores à média de outras turmas do município. A gestão municipal afirma que o modelo possui viabilidade financeira, pois os acordos são firmados com instituições sem fins lucrativos.
A prefeitura explica que o custo por estudante no modelo compartilhado é menor que o investimento para construir unidades novas. Além disso, o convênio aproveita a infraestrutura existente de colégios particulares, evitando despesas com compra de terrenos e obras. O sucesso desta parceria deve levar à expansão do modelo pela cidade.

