A General Motors (GM) está ampliando seus esforços para capitalizar o crescimento do armazenamento de energia e dos centros de dados. A montadora detalhou planos para desenvolver baterias de íon-sódio e aumentar a capacidade de veículo para rede (V2G) para seus clientes.
As iniciativas visam abordar as preocupações com o aumento dos custos de energia, impulsionado pelo crescimento da inteligência artificial. Segundo Kurt Kelty, vice-presidente de baterias e sustentabilidade da GM, as baterias de íon-sódio têm potencial para “remodelar o armazenamento de energia em escala de rede”. Kelty afirmou que esses sistemas podem operar sem resfriamento ativo e com menor complexidade, o que reduz custos iniciais e operacionais.
A GM estabeleceu parceria com a startup Peak Energy, sediada em Denver, para o desenvolvimento dessas células. A montadora espera que a parceria gere células de íon-sódio para uso do cliente após 2028. Além disso, a GM continua trabalhando na reutilização de baterias de veículos elétricos com a Redwood Materials e na produção de células de fosfato de ferro-lítio (LFP) em joint venture com a LG Energy Solutions.
A empresa também busca parcerias com serviços públicos para oferecer o serviço V2G, permitindo que veículos elétricos devolvam energia à rede em horários de pico. Essa medida é relevante dado que os preços da eletricidade residencial nos EUA subiram quase 48% desde janeiro de 2020, atingindo 18,83 centavos de dólar por quilowatt-hora em março de 2026.

