O concurso “Sabor que Educa”, apelidado de “MasterChef das Merendeiras”, foi lançado em Goiânia para merendeiras e manipuladoras de alimentos da rede pública municipal. A iniciativa busca valorizar os profissionais e estimular a criação de receitas nutritivas e saudáveis para as escolas.
O prefeito Sandro Mabel, da UB, afirmou que o concurso tem como objetivo principal premiar profissionais que frequentemente não recebem o devido reconhecimento. “É a primeira vez que a gente faz um concurso desse tipo na rede pública”, declarou o prefeito.
As inscrições são feitas por duplas, compostas por uma merendeira e seu auxiliar. O certame terá fases regionais, semifinais e uma final no Paço Municipal. O regulamento exige que as receitas priorizem alimentos naturais e saudáveis, excluindo ultraprocessados, embutidos ou produtos com alto teor de sódio e açúcar.
As propostas devem ser viáveis ao orçamento da rede municipal, pois as receitas vencedoras podem ser incorporadas ao cardápio escolar. A comissão julgadora incluirá representantes de instituições parceiras, como SENAI e SENAC, e também crianças.
Mabel comentou que o jurado precisa entender o paladar infantil, pois “convencer ela a comer comida natural é muito mais difícil com comida processada na mesa”.

