Moradores e frequentadores da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, foram surpreendidos com a aparição de golfinhos e baleias nos últimos dias. Os registros, que se espalharam pela mídia, estão ligados à temporada de migração de grandes baleias no Hemisfério Sul, segundo o professor José Lailson, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Durante o deslocamento migratório, diversas espécies passam pela costa carioca. A baleia-jubarte é a mais comum, mas também são vistas baleias-francas e baleia-de-minke. Golfinhos, como o golfinho-nariz-de-garrafa, utilizam a região costeira, especialmente em busca de alimento, que consiste em pequenos peixes.
O caso mais notável foi o de uma baleia-jubarte juvenil que permaneceu circulando na Baía de Guanabara por dias. O pesquisador Lailson comentou que, embora a presença de mamíferos marinhos na região seja histórica, a permanência prolongada do animal é incomum. O animal aparenta estar saudável, mas a permanência na área gera riscos devido ao intenso tráfego de embarcações.
Apesar da repercussão, o professor afirmou que não há sinais de alteração nas rotas migratórias dos mamíferos marinhos do litoral do estado. Ele explicou que a população de jubartes se alimenta em regiões subantárticas antes de migrar para águas mais quentes para reprodução.

