O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu desculpas aos moradores do estado por roubos de celular. Ele afirmou que o crime afeta a sensação de segurança e declarou que o Estado falha quando não garante a proteção ao cidadão.
Durante evento de entrega de viaturas e armamentos para as polícias, o chefe do Executivo paulista disse que o assalto deixa trauma. Segundo o governador, o Estado tem a obrigação de garantir a segurança, e a dor causada pelos roubos é um problema que precisa ser combatido.
Tarcísio de Freitas relatou que os indicadores do estado caíram, mas enfatizou a necessidade de combater o crime. Ele informou que foram recuperados **84 mil celulares** no ano. Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) mostram que os casos de aparelhos levados em assaltos caíram de 35,9 mil para **27,4 mil ocorrências** no primeiro quadrimestre de 2026, uma redução de 23,8%.
Apesar da queda, o medo persiste. Um estudo divulgado em maio deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e Instituto Datafolha aponta que **33,5%** dos brasileiros já evitam sair com o celular por receio de assalto. A SSP registrou 154.058 roubos e furtos de celulares na capital paulista entre janeiro e dezembro de 2025.

