O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou, neste sábado, 20, que o governo aprovará o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina. A medida, que elevará o percentual de 30% para 32%, depende de deliberação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Alckmin antecipou o resultado da votação durante a inauguração da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, em Dom Aquino (MT). Ele declarou que o CNPE aprovará a nova composição na próxima quarta-feira. O governo defende que a alteração diminuirá a dependência do Brasil em relação à importação de gasolina e pode gerar queda nos preços ao consumidor.
A proposta recebeu apoio público do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministério de Minas e Energia. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a elevação da mistura pode reduzir em cerca de 450 milhões de litros as importações de gasolina brasileiras. O tema sofreu adiamentos na pauta do CNPE, mas representantes do setor de biocombustíveis pressionaram pela aprovação para reduzir a dependência de combustíveis importados em momentos de instabilidade internacional.

