O governo de Goiás anunciou um investimento de R$ 78 milhões para expandir o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, o Ceia-UFG. O aporte, que ocorrerá entre 2026 e 2031, visa fortalecer a pesquisa em IA em áreas como saúde, agronegócio e gestão pública.
O anúncio foi formalizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e ocorreu durante encontro com pesquisadores e representantes do setor produtivo. Dos recursos totais, R$ 40 milhões serão aplicados na implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos. Essa estrutura oferecerá equipamentos de alto desempenho e plataformas para testes de veículos terrestres e aéreos autônomos, com uso compartilhado entre parceiros públicos e privados.
O Ceia-UFG, estabelecido em 2019, já acumulou mais de R$ 500 milhões em projetos e parcerias. O novo ciclo de investimento se estrutura em seis eixos principais: formação de capital humano, internacionalização, criação de novos centros de IA, incentivo a startups, ampliação da infraestrutura computacional e ações de educação.
A formação de pesquisadores prevê a manutenção de mais de 130 bolsistas, focados em agentes autônomos e ciências da vida. Além disso, o plano inclui ações de internacionalização, como a repatriação de pesquisadores brasileiros no exterior. Na área de inovação, o convênio acelerará até 40 startups de base tecnológica, integrando-as ao Hub Goiás e ao Distrito de Inovação e Inteligência Artificial.

