O Governo de São Paulo reforça a fiscalização contra o consumo de álcool ao volante em alusão ao Dia Nacional da Lei Seca, celebrado em 19 de junho. As ações visam combater sinistros graves no trânsito, com o Detran-SP ampliando operações de segurança viária no estado.
A legislação que estabelece tolerância zero para o álcool na direção foi sancionada em 2008. O Detran-SP tem expandido as operações com base na análise de dados do Infosiga, priorizando locais e horários de maior incidência de acidentes. Entre janeiro e maio de 2026, foram realizadas 693 operações, um aumento de 84,8% comparado ao mesmo período de 2025, resultando na abordagem de 357.086 veículos.
As infrações por alcoolemia incluem a recusa ao teste do etilômetro, considerada gravíssima, e dirigir com índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido. Em ambos os casos, a multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde por suspensão da carteira de habilitação. A reincidência em 12 meses dobra o valor da multa para R$ 5.869,40.
Quando o índice atinge 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o caso configura crime de trânsito. Motoristas nessas condições recebem a multa e a suspensão, mas são conduzidos à Delegacia de Polícia. Se condenados, podem cumprir de seis meses a três anos de detenção.

