O governo identificou dez alertas falsos disparados por um possível ataque cibernético na madrugada de sábado, 20. A ação atingiu milhões de pessoas em diversos estados brasileiros, que receberam mensagens classificadas como ‘Alerta Extremo’ pela plataforma Defesa Civil Alerta.
O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, informou que os alertas falsos foram enviados utilizando a categoria reservada para riscos iminentes à vida, como enchentes e tempestades severas. Entre os locais que receberam as mensagens, ele citou Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Brasília e Acre.
O levantamento técnico apontou que houve nove alertas usando o sistema Cell Broadcast e um alerta via SMS. Wolff explicou que o ataque parece ter ocorrido após um indivíduo se cadastrar em algum sistema e disparar as notificações a partir de Curitiba. Ele afirmou que o acesso não parece ser de um funcionário regular do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, indicando um ataque hacker.
As investigações da Polícia Federal e da diretoria de tecnologia de informação do ministério buscam entender como o invasor acessou o sistema. O secretário declarou que, embora não soubesse o motivo do uso da palavra ‘misantropia’, o governo prioriza a correção da falha de segurança para evitar novos incidentes.

