O Palácio do Planalto investiu R$ 178 milhões em publicidade federal nos seis primeiros meses de 2026, segundo dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Os gastos, que cobrem veiculação em diversos meios, foram realizados pela administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre janeiro e 15 de junho.
As peças publicitárias do governo abrangem 49 temas e possuem tom laudatório e eleitoral, exaltando programas como Bolsa Família e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000. A Secom pagou pela veiculação de 1.454 anúncios em 2026, com formatos que incluem redes sociais e depoimentos de trabalhadores.
O gasto total de propaganda de Lula, desde janeiro de 2023, somou quase R$ 1 bilhão. Em 2023, foram gastos R$ 175,9 milhões; em 2024, R$ 234,9 milhões; em 2025, R$ 365,7 milhões, e no primeiro semestre de 2026, R$ 178 milhões.
O partido PL apresentou representação ao Tribunal Superior Eleitoral, alegando que o governo ultrapassou R$ 42 milhões do teto legal de gastos com publicidade institucional no primeiro semestre de 2026. A Secom afirmou em nota que atua em estrita observância à legislação eleitoral e que os limites foram respeitados.

