O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou uma coleta itinerante de sangue em Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, na quinta-feira, dia 18. A iniciativa ocorreu no Hospital Regional Santa Rita, com o objetivo de reforçar o estoque estadual de bolsas de sangue.
A coleta, que se estendeu até as 16h, visa garantir o abastecimento de sangue para hospitais e maternidades de todo o estado, segundo o Hemoal. Para participar da doação, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto e pesar no mínimo 50 quilos.
Existem restrições para a doação. Pessoas diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade não podem doar. Gestantes e lactantes também estão impedidas de participar da ação.
O doador deve estar alimentado, mas deve evitar o consumo de alimentos gordurosos antes de comparecer ao hemocentro.

