Uma invasão cibernética ao sistema de transmissão em massa da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil disparou pelo menos 10 alertas falsos de emergência em diferentes regiões do país na madrugada de sábado, 20 de junho de 2026. As mensagens, que exibiam a palavra “misantropia”, foram registradas no Distrito Federal e em pelo menos cinco estados, com o Paraná apontado como epicentro do ataque.
O incidente, que começou no final da noite de sexta-feira, ativou nos smartphones das regiões afetadas a categoria de Alerta Extremo, um protocolo internacional que emite aviso sonoro mesmo quando os aparelhos estão no modo silencioso. O caso foi formalmente encaminhado à Polícia Federal, que conduzirá as investigações para identificar os responsáveis.
Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, a ação dos invasores expôs uma brecha na gestão descentralizada do painel de controle. O sistema federal usa tecnologia de transmissão via rádio para enviar avisos geolocalizados a celulares conectados às torres de telefonia de uma determinada área.
Wolff explicou que os criminosos realizaram o primeiro disparo a partir de Curitiba, utilizando uma credencial de acesso regional. Após a equipe de tecnologia do governo bloquear o usuário inicial, os hackers ativaram novas credenciais clonadas para continuar o envio de mensagens a partir de outras localidades do país.

