Um falso alerta de “Alerta Extremo” foi enviado a celulares em diversas regiões do país na madrugada de sábado, dia 20. A mensagem, que continha apenas a palavra “misantropia”, foi resultado de uma invasão hacker no sistema da Defesa Civil Nacional.
O aviso, classificado como o nível mais grave do sistema de notificações, é usado para comunicar riscos iminentes à vida, como enchentes e deslizamentos. Quando emitido, ele dispara um som de alta intensidade nos aparelhos compatíveis, mesmo em modo silencioso, para garantir a visibilidade da mensagem.
A Defesa Civil Nacional declarou que o sistema foi alvo de um ataque hacker, com o disparo realizado remotamente por indivíduo externo ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Autoridades reforçaram que não havia situação de desastre natural que justificasse o envio do alerta.
A plataforma de alertas foi desativada preventivamente por volta de 1h30. A Polícia Federal deve investigar a origem da invasão. A Defesa Civil do Rio de Janeiro informou que ainda não sabe explicar por que nem todos os moradores das áreas afetadas receberam a notificação, o que pode estar ligado ao funcionamento do sistema Cell Broadcast.

