O Irã acusou os Estados Unidos de violar o acordo de paz firmado para encerrar a guerra no Oriente Médio. O Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou que os ataques americanos a instalações de vigilância costeira constituem uma “violação flagrante” do memorando de entendimento.
As forças armadas dos EUA informaram que os ataques ocorreram na sexta-feira. As tropas americanas atingiram locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, além de instalações de radar costeiro.
Segundo as autoridades americanas, a ação foi uma resposta a um ataque iraniano contra um navio de carga que transitava pelo Estreito de Ormuz, uma rota estratégica na região.

