O Irã condenou os ataques dos Estados Unidos contra radares e instalações de vigilância costeira no sul do país, classificando a ofensiva como uma violação do cessar-fogo. Os ataques ocorreram em regiões como Sirik e Ilha de Qeshm, segundo o Ministério das Relações Exteriores iraniano, neste sábado (6).
O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que as instalações atacadas são responsáveis por salvaguardar as fronteiras e garantir a segurança da navegação em vias internacionais. O comunicado iraniano descreveu a ação como uma clara violação do cessar-fogo estabelecido em 8 de abril e um ato de agressão militar contra a soberania do país.
Em resposta, o Comando Central dos EUA declarou que suas forças atacaram os radares de vigilância na área para se defender de novos ataques marítimos, após o Irã ter lançado drones em direção ao Estreito de Ormuz. O ministério iraniano comentou que os ataques indicam que Washington não busca reduzir as tensões.
O Irã acrescentou que suas forças armadas responderam aos ataques dos EUA de forma “vigilante, decisiva e proporcional”. O país considerou que os atos fazem parte de um padrão de comportamento hostil dos Estados Unidos em relação à República Islâmica do Irã.

