O governo iraniano atribuiu aos Estados Unidos a responsabilidade pela troca de ataques ocorrida na sexta-feira. Forças iranianas atacaram posições americanas, enquanto o Exército dos EUA atingiu alvos das forças de vigilância costeira iraniana. O Irã denunciou a ação como uma “violação flagrante” de acordo bilateral.
O Ministério das Relações Exteriores iraniano declarou que a operação militar norte-americana constitui uma “violação flagrante, por parte dos Estados Unidos, do Memorando de Entendimento” assinado entre os dois países. O Irã também aproveitou a ocasião para denunciar ataques simultâneos de Israel no Líbano.
Os Estados Unidos argumentam que seus bombardeios ocorreram em resposta a novos ataques iranianos a navios no Estreito de Ormuz. O Irã, contudo, limitou-se a declarar que está apenas ordenando que os navios sigam as rotas estabelecidas por Teerã no estreito.
O Ministério iraniano alertou que a República Islâmica do Irã defenderá a soberania nacional com todas as suas forças, classificando qualquer reação armada como um “ataque defensivo”. O órgão acrescentou que a responsabilidade pelas consequências recai sobre o regime norte-americano agressor.

