A seleção do Irã foi eliminada da Copa do Mundo por saldo de gols, após enfrentar restrições de viagem e ter gols anulados em jogos cruciais. O time, comandado por Amir Ghalenoei, chegou perto da fase mata-mata, mas viu a classificação escapar no último momento.
O Irã disputou a competição sob desafios únicos, incluindo restrições de viagem impostas pelo país anfitrião. A equipe teve sua base de treinamento transferida do Arizona para Tijuana, no México, e só foi autorizada a entrar nos Estados Unidos no dia anterior aos seus dois primeiros jogos. Ghalenoei descreveu o elenco como “a mais oprimida” do torneio, afirmando que o time foi “privado” de tempo de preparação.
Em um confronto contra o Egito, o Irã empatou em 1 a 1. Um gol de Shoja Khalilzadeh nos acréscimos foi anulado por impedimento, gerando frustração. Posteriormente, em jogo decisivo, a equipe viu sua chance de avançar ser frustrada novamente, com um gol de Riyad Mahrez colocando a Argélia na frente, seguido por um empate da Áustria.
Apesar dos obstáculos, Ghalenoei expressou orgulho pelos jogadores. Ele declarou: “O que estes jovens, estes jogadores fizeram deveria ser registrado na história, porque o país anfitrião nos tratou de forma muito injusta.” O técnico fez um apelo à FIFA, solicitando que anfitriões não tratem equipes da mesma maneira em futuras Copas do Mundo.

