O Irã abordará questões sobre acesso a instalações nucleares atacadas e materiais nucleares apenas em um acordo definitivo com os Estados Unidos, após a adoção de medidas concretas para o levantamento de sanções, afirmou nesta quarta-feira (24) o vice-ministro das Relações Exteriores, Kazem Gharibabadi.
Em uma postagem no X, Gharibabadi disse que “o alvoroço da mídia não pode ser usado para impor fatos no terreno”. A declaração ocorre após o chefe da agência nuclear da ONU afirmar, na manhã desta quarta-feira, que espera que inspeções no Irã ocorram em breve, sob um acordo provisório ligado às negociações entre os EUA e o Irã. Detalhes do entendimento ainda não foram finalizados.
A posição iraniana condiciona qualquer discussão sobre acesso a instalações nucleares a um acordo definitivo e ao levantamento das sanções norte-americanas, reiterando a linha dura de Teerã nas negociações.

