O município de Joviânia, no sul de Goiás, realizará eleições suplementares neste domingo (21) para escolher novo prefeito e vice-prefeito. A determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) ocorreu após o reconhecimento de captação ilícita de voto e abuso de poder econômico nas eleições de 2024.
A ação que motivou as novas eleições foi proposta por um candidato a prefeito nas últimas votações. Ele alegou práticas como suposta compra de votos por meio de transferências financeiras, distribuição de brindes e realização de comício em período vedado. O acórdão analisou os embargos de declaração e reconheceu o abuso de poder econômico.
A decisão judicial determinou a cassação dos cargos de prefeito, vice-prefeito e dois vereadores, além de declarar inelegibilidade e aplicar multa individual de R$ 20 mil. Os condenados recorreram, mas o juiz manteve as cassações, citando um “rico acervo probatório” e movimentações financeiras superiores a R$ 1,5 milhão no período eleitoral.
As eleições suplementares, previstas no Código Eleitoral, ocorrerão com quase 6 mil eleitores votando das 8h às 17h. Os candidatos registrados são Pedro Lucas (MDB) com Leandro da Leancellys (AGIR) e Elisberto da Retro (Podemos) com Rogério Potim (PSDB). Joviânia possui 7,4 mil habitantes e fica a cerca de 180 km de Goiânia.

