O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo autorizou a transferência do elefante Sandro, que reside no Zoológico Municipal de Sorocaba há mais de 40 anos, para o Santuário de Elefantes Brasil, no Mato Grosso. A decisão judicial ocorre após anos de disputa entre a prefeitura, defensores animais e o Judiciário.
O elefante asiático, que tem 53 anos, é conhecido pelos tratadores como carinhoso e brincalhão. A disputa judicial se intensificou após o Ministério Público recomendar a mudança em dezembro de 2020. Em março de 2022, a prefeitura acatou a recomendação, mas recuou após protestos, criando uma comissão para decidir o destino do animal.
Apesar de a Justiça de Sorocaba ter negado liminar para a transferência em abril de 2022, alegando boa saúde do animal, a discussão foi retomada em 2025. Um laudo pericial judicial, entregue em 25 de fevereiro, indicou que as condições do recinto eram insuficientes para garantir a qualidade de vida do elefante.
Em abril de 2025, a Justiça determinou a transferência e impôs multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento. Em dezembro de 2025, o Ibama autuou a prefeitura por maus-tratos, aplicando multa diária de R$ 1,1 mil. Em junho de 2026, o TJ-SP confirmou a autorização, e a prefeitura anunciou que irá recorrer da determinação.

