O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acumulou 20 dias fora do Brasil em 2026, conforme levantamento. Ele realizou seis viagens internacionais e visitou dez países, incluindo a França, onde participou da cúpula do G7.
A viagem mais recente ocorreu entre 15 e 18 de junho, na França. Durante o encontro, o presidente reuniu-se com líderes e representantes da União Europeia. Em seus discursos, ele criticou medidas protecionistas, defendeu o fortalecimento do multilateralismo e cobrou maior investimento dos países ricos em nações em desenvolvimento.
Em maio, o presidente esteve nos Estados Unidos nos dias 6 e 7 para uma reunião bilateral com o presidente Donald Trump. O encontro ocorreu em meio a negociações entre Brasília e Washington sobre tarifas comerciais. Na cúpula do G7, havia expectativa de que os dois líderes tratassem de novas tarifas de 25% e da classificação de grupos criminosos como organizações terroristas, mas o encontro não se concretizou.
A agenda internacional mais longa do ano foi em fevereiro, quando o presidente passou oito dias na Índia, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos. Em abril, ele visitou Espanha, Alemanha e Portugal, participando do Fórum para a Democracia e da Feira de Hannover. As viagens de 2026 mostram um ritmo inferior ao de 2023, quando o presidente esteve 62 dias fora do país em 15 viagens.

