O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Évian-les-Bains, França, durante a cúpula do G7. Os dois líderes debateram a guerra entre Rússia e Ucrânia, cujo início ocorreu há quatro anos e quatro meses.
A conversa entre os presidentes abordou o conflito que se estende desde a invasão do território ucraciano. A relação entre os dois líderes é marcada por divergências estratégicas e históricos de desentendimentos.
O presidente brasileiro já declarou que a responsabilidade pelo conflito era de ambos os países. O último encontro entre os líderes ocorreu em setembro do ano passado, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

