A Comunidade de Madrid, liderada por Isabel Díaz Ayuso, determinou que a obtenção do cartão de transporte regional exige comprovante de residência a partir de segunda-feira. A regra afeta migrantes e estudantes que buscavam o documento para comprovar arraigo e regularização.
A nova determinação estabelece que o título só será emitido mediante o registro de residência em um município da região, ou em um grupo específico de Castilla-La Mancha e Castilla y León. A medida visa evitar o colapso das filas que ocorreram na primavera.
Anteriormente, a Oficina de Gestão do Consórcio Regional de Transportes de Madrid enfrentou grande demanda de estrangeiros em situação irregular. Estes indivíduos necessitavam do certificado para demonstrar seu arraigo e se enquadrar na regularização promovida pelo Governo de Espanha.

