Um mecânico de Cabo Verde, morador de Santos, reencontrou a Mercedes-Benz 280-S, que Pelé deixou sob seus cuidados na oficina. O profissional, que cuidou dos veículos do atleta por 28 anos, relembrou o período em que o carro circulava pelo Gonzaga.
O mecânico Afonso Baptista Santos Filho relatou que o carro, presenteado a Pelé pela montadora em 1974 em comemoração ao milésimo gol, era reconhecido pela placa. Ele afirmou que o veículo passava pelo Gonzaga, e as pessoas identificavam a posse do Rei do Futebol.
A relação entre o mecânico e o ex-jogador começou quando a sogra do profissional indicou o contato de Jair Arantes do Nascimento, irmão de Pelé. O mecânico prestou serviços à família do atleta, e em um encontro, Pelé o abraçou. O profissional construiu uma oficina na Vila Matias, onde mantém um santuário com fotos e a camisa autografada por Pelé.
A história do mecânico, que deixou Cabo Verde na adolescência para buscar uma vida melhor em Santos, é marcada pela dedicação aos carros do ídolo. Ele disse que, em 2003, ao retornar a Cabo Verde, manteve a camisa e a medalha como símbolos pessoais, afirmando: “Meu coração, a camisa e a medalha, isso vai morrer comigo”.

