O uso de medicamentos análogos de GLP-1, populares no tratamento da obesidade, pode causar alterações na saúde bucal. Especialistas alertam que essas substâncias podem interferir nas glândulas salivares, diminuindo a produção de saliva, essencial para a proteção da cavidade oral.
A redução da saliva compromete funções vitais, como a digestão, a lubrificação da mucosa e a defesa contra infecções, segundo a endocrinologista Deborah Beranger. A nutróloga Marcella Garcez acrescenta que náuseas, vômitos e desidratação, fatores associados ao uso da medicação, agravam o quadro, favorecendo o surgimento de cáries e mau hálito.
Para mitigar os riscos, os especialistas recomendam cuidados específicos. A hidratação adequada é prioridade, devendo-se ingerir de 2 a 2,5 litros de água diariamente. A Dra. Marcella Garcez sugere também o consumo de frutas ricas em água, como melancia e morango, para estimular a salivação.
A rotina de higiene oral deve ser adaptada. O Dr. Ricardo Amore, especialista em Dentística, aconselha o uso de escovas ultramacias e a preferência por dentifrícios sem lauril sulfato de sódio (SLS). Além disso, em casos de vômitos frequentes, é crucial aguardar cerca de meia hora após o episódio para higienizar os dentes, permitindo o reequilíbrio do pH oral.

