O Ministro de Relações Exteriores concedeu uma medalha de mérito a um ex-presidente, reconhecendo sua contribuição para a formação do sistema político moderno do país. A premiação, realizada em antecipação ao aniversário, foi acompanhada de declarações sobre a visão de longo prazo do homenageado.
O Ministro de Relações Exteriores declarou que o nome do ex-presidente ressoa internacionalmente por ter sido criador de um sistema político que permaneceu inalterado. Segundo o ministro, o ex-presidente é um “pai espiritual do sistema político moderno tcheco”. A medalha de mérito foi entregue em antecipação à celebração de seu aniversário, marcada para 19 de junho.
Em resposta ao reconhecimento, o ex-presidente afirmou que o retorno do Ministro ao Ministério trouxe um “avanço de imensa importância”. Ele também comentou que o Ministro demonstrou competência em meio a seis meses de atuação na função. Em conversa com a imprensa, ambos abordaram o tema da guerra na Ucrânia.
O Ministro explicou que o ex-presidente ocupa uma posição que lhe permite analisar fatos e correlacioná-los em um horizonte temporal mais longo. Em contraste, ele, como membro do governo, lida com a política administrativa cotidiana. O ex-presidente possui mais de 23 anos de atuação em funções políticas de alto nível desde 1989.

