O ministro da Fazenda, Dario Durigan, participou nesta quarta-feira (24) da abertura do Fórum de Finanças Verdes Brasil-China, em Xangai, onde também discursou no lançamento de uma cooperação para conectividade dos mercados de capitais entre os dois países. Ele ainda fez uma visita institucional ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) para uma reunião com a ex-presidente Dilma Rousseff, que chefia a instituição.
A viagem de Durigan à China tem como objetivo avançar nas negociações do Plano de Bonds do Tesouro Nacional e divulgar os leilões do programa Eco Invest. Segundo o ministro, a ideia é maximizar a efetividade de viagens já programadas das equipes do Eco Invest e do Tesouro. O governo brasileiro estuda fazer novas emissões de títulos na Ásia, incluindo a China, como parte da estratégia de diversificar captações fora do dólar.
Em declaração na Câmara dos Deputados, Durigan afirmou que o plano é emitir títulos na China e em outros países asiáticos, aproveitando a boa relação com Japão, Vietnã e Índia. “Estamos prevendo fazer emissão de título na China, na Ásia também, aproveitando a boa relação com o Japão, Vietnã, China, Índia, que temos construído”, disse o ministro.

