As inscrições para a 5ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2026 estão abertas em Goiás. A iniciativa, realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e coordenada pelo Instituto Abradee, visa promover o uso seguro e sustentável da energia elétrica entre estudantes de todo o país.
A competição, considerada a maior do setor elétrico brasileiro, abrange alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, pela primeira vez, estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio, em redes pública e privada. A expectativa da organização é reunir mais de 660 mil estudantes, contando com a participação de 48 distribuidoras de energia elétrica em todos os estados.
Para a Equatorial Goiás, a participação reforça o compromisso com a conscientização. Um analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Goiás disse que a Olimpíada contribui para formar cidadãos conscientes sobre o consumo de energia e a preservação de recursos naturais.
Os objetivos da ONEE incluem estimular o pensamento crítico sobre o consumo e promover hábitos sustentáveis, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 15 de setembro. As etapas incluem desafios gamificados na primeira fase, seguidos por provas objetivas, com a cerimônia nacional de premiação marcada para 12 de novembro.

