Os passageiros de ônibus municipais do Rio de Janeiro devem se adaptar a uma mudança que entra em vigor neste domingo, dia 28. A tarifa não será mais aceita em dinheiro dentro dos coletivos, devendo ser quitada exclusivamente por meios eletrônicos.
A Prefeitura do Rio informou que a alteração faz parte da modernização do sistema de bilhetagem da cidade. Os meios aceitos passam a ser o cartão Jaé físico, o aplicativo ou o PIX. Segundo a administração municipal, a adesão ao sistema tem sido alta, com mais de 200 mil pessoas utilizando o Jaé e mais de 345 mil embarques registrados via PIX.
Além da extinção do dinheiro, há impacto na integração tarifária. A partir de domingo, os benefícios de integração entre diferentes modais, como ônibus, BRT e VLT, só estarão disponíveis para quem usar o cartão preto ou o aplicativo Jaé. O cartão avulso, conhecido como “cartão verde”, continuará válido para viagens simples, mas não permitirá integrações.
A orientação da Prefeitura é que os usuários migrem o quanto antes para o sistema digital, que conta com cerca de 1.600 pontos de atendimento. O pagamento por PIX, embora disponível em toda a frota, não concede o direito à integração tarifária. Os usuários do cartão Jaé de gratuidade, de cor amarela, não serão afetados pela mudança.

