Os passageiros dos ônibus municipais do Rio de Janeiro não poderão mais pagar a tarifa com dinheiro em espécie a partir deste domingo, dia 28. A mudança exige o uso do aplicativo Jaé, do cartão preto vinculado ao CPF ou via PIX para efetuar o pagamento.
A Prefeitura do Rio informou que a alteração faz parte do processo de modernização da bilhetagem do transporte público municipal. Desde o anúncio em 12 de maio, mais de 200 mil pessoas aderiram ao sistema Jaé, e o pagamento por PIX foi usado em mais de 345 mil embarques nos ônibus municipais.
Com o fim da circulação de dinheiro, a tarifa será paga por Jaé, cartão preto ou PIX nos validadores. A administração municipal declarou que, atualmente, apenas 4% das viagens são pagas em dinheiro, enquanto 96% dos passageiros usam meios eletrônicos. O pagamento instantâneo está disponível em toda a frota e leva, em média, 27 segundos para ser concluído.
Outra alteração afeta o cartão avulso do Jaé, conhecido como cartão verde. Ele continuará válido para viagens simples e recargas, mas perderá a funcionalidade de integração entre modais. Para manter os benefícios de integração do Bilhete Único Carioca e do Bilhete Único Margaridas, o usuário deve usar o aplicativo Jaé ou o cartão preto.

