Os ônibus municipais do Rio de Janeiro deixam de aceitar pagamento em dinheiro a partir deste domingo, dia 28 de junho. A mudança visa modernizar a bilhetagem e ampliar o uso do sistema Jaé, permitindo que passageiros paguem com cartão Jaé, aplicativo ou PIX.
A nova regra estabelece que os pagamentos podem ser feitos com o cartão Jaé, pelo aplicativo Jaé ou via PIX diretamente nos validadores instalados nos coletivos. A Prefeitura do Rio informou que a transação por PIX tem tempo médio de processamento de 27 segundos, mas essa modalidade só serve para viagens unitárias, sem direito a integração tarifária.
Além disso, o cartão avulso, conhecido como cartão verde, não será mais aceito para integrações do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM) a partir de domingo. As integrações passam a ser exclusivas para quem utiliza o aplicativo Jaé ou o cartão preto vinculado ao CPF. O cartão verde continua válido para pagamentos de viagens unitárias e recargas.
Para auxiliar na adaptação, a Prefeitura ampliou a rede de atendimento do Jaé, que conta com cerca de 1.600 pontos ativos. Esses pontos incluem bancas de jornal, estabelecimentos credenciados e máquinas de autoatendimento instaladas em estações do VLT, BRT e metrô.

