O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou a contenção no uso de água dos reservatórios de Itaipu e das hidrelétricas da região Sul. A medida visa minimizar os impactos do El Niño no segundo semestre, antecipando a necessidade de recursos hídricos.
A contenção foi acionada pelo ONS devido às mudanças hidrometeorológicas. A entidade informou que as estratégias visam garantir a disponibilidade de recursos para atender à demanda energética. A economia dos reservatórios estratégicos é fundamental para o período.
O ONS aponta que a região Sul tende a registrar maiores índices de precipitação durante o fenômeno. Em contraste, as regiões Norte e Nordeste devem enfrentar redução de chuvas, o que afeta o abastecimento de bacias importantes, como Santo Antônio, Jirau e Belo Monte.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou sobre a situação. A diretora da OMM, Celeste Saulo, disse que o mundo precisa se preparar para um El Niño que pode “exacerbar a seca e as chuvas intensas e aumentar o risco de ondas de calor tanto em terra quanto no oceano”.

