As tarifas de pedágio em rodovias concedidas do Estado de São Paulo terão reajuste a partir de 1º de julho. O aumento varia de 1,9% a 5,1% nas principais vias, conforme homologação da Agência de Transportes do Estado (Artesp). O reajuste médio para as concessionárias é de 4,72%, baseado na variação do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026.
O Sistema Anchieta-Imigrantes, principal acesso ao litoral paulista, terá aumento de 4,91%, elevando a tarifa de R$ 38,70 para R$ 40,60. A Artesp publicou o reajuste no Diário Oficial de terça-feira. Já na Rodovia dos Tamoios, o aumento é provisório, fixado em 5,08%, pois a agência aguarda a divulgação do IPCA de junho pelo IBGE para refazer os cálculos.
Diversas concessionárias, como Autoban, Intervias, CART e SPVias, terão tarifas ajustadas. Para o litoral, o pedágio de Santos, na rodovia Cônego Domênico Rangoni, subirá para R$ 19,20. Apesar do aumento geral, o governo de São Paulo anunciou que haverá redução de tarifas em praças de pedágio de municípios como Jaguariúna e Águas da Prata a partir de 1º de julho.

