As tarifas de pedágio em rodovias estaduais de São Paulo subirão a partir de 1º de julho. O ajuste, definido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), segue o índice IPCA, refletindo a variação acumulada entre maio de 2025 e maio de 2026.
A deliberação foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (24). Segundo a Artesp, o aumento considera a variação acumulada do IPCA no período, que atingiu 4,72%. Para a Rodovia dos Tamoios, foi homologado um reajuste provisório de 5,08%, calculado com base no mesmo índice.
As novas tarifas entram em vigor às 0h de 1º de julho para todas as concessionárias do trecho paulista. A Entrevias, contudo, terá início da vigência do reajuste somente em 6 de julho de 2026. Os valores foram estabelecidos conforme as regras contratuais pré-existentes com as concessionárias.
O aumento afeta diversas praças. Por exemplo, na Rodovia Anhanguera (SP-330), administrada pela AutoBAn, o valor em Perus (Km 26) passa de R$ 11,80 para R$ 12,40. Na Rodovia Castello Branco (SP-280), a praça de Itu (Km 74) terá tarifa de R$ 15,30 para R$ 16,10.

