A Petrobras retomou o programa de renovação da frota de embarcações de apoio marítimo e de transporte de derivados. A companhia deve entregar 98 embarcações nos próximos cinco anos, segundo a presidente Magda Chambriard, durante evento em Santa Catarina.
Magda Chambriard afirmou que a estatal é hoje a maior contratadora mundial de apoio marítimo. A executiva disse que superou a meta prometida ao presidente Lula em janeiro de 2025, que previa 48 barcos contratados ou com edital lançado até dezembro de 2026. A empresa acrescentou barcaças e empurradores, gerando atividade em Santa Catarina que envolve cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos.
O ciclo de encomendas em Santa Catarina representa um investimento consolidado de R$ 12,4 bilhões. A presidente também destacou a antecipação do projeto em Itajaí em dois anos, atribuindo isso à pujança da indústria naval brasileira. Além disso, foi contratado um PSV, embarcação de apoio a plataformas, por R$ 450 milhões, com batismo previsto no Rio de Janeiro em cerca de um mês e meio.
Chambriard defendeu a continuidade das encomendas para evitar lacunas após um período de dez anos sem contratações. Ela informou que os contratos possuem conteúdo local mínimo de 40%, valor superado com apoio de instrumentos como o Fundo da Marinha Mercante e o financiamento do BNDES. A executiva também sugeriu ampliar a participação feminina na mão de obra marítima nacional.

