Um petroleiro foi atingido por um projétil no Estreito de Ormuz neste sábado (27), após os Estados Unidos e o Irã lançarem ataques mútuos. Os lados acusaram-se de violar um acordo preliminar de paz firmado há duas semanas, intensificando o conflito regional.
A agência de segurança marítima britânica informou que o navio atingido sofreu danos na ponte de comando, mas toda a tripulação permaneceu segura. O Centro Conjunto de Informações Marítimas elevou o nível de ameaça à segurança devido aos recentes incidentes. O Irã tentou reafirmar seu controle sobre a rota de transporte de energia, que vinha sendo reaberta após meses de interrupção.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou ter lançado ataques “defensivos” contra alvos militares ligados aos EUA, enquanto um país vizinho relatou um ataque com drones iranianos. O vice-presidente dos EUA, JD Vance, afirmou que os norte-americanos respeitaram o acordo de cessar-fogo, mas declarou que a violência seria respondida.
O Irã acusou os Estados Unidos de não cumprirem o acordo provisório, citando a situação no Líbano. Enquanto isso, a escalada ocorreu no fim de semana, período em que os mercados estavam fechados, permitindo que as partes mantivessem posições rígidas sem impacto imediato nos preços do petróleo.

