Um navio-tanque foi atingido por um projétil no Estreito de Ormuz neste sábado, após Estados Unidos e Irã lançarem ataques mútuos. O incidente ocorre em uma escalada de tensões desde o acordo preliminar de paz firmado entre as nações.
A agência de segurança marítima britânica informou que o petroleiro sofreu danos na ponte de comando, mas toda a tripulação permaneceu em segurança. O Centro Conjunto de Informações Marítimas elevou o nível de ameaça à segurança devido aos recentes eventos.
O Irã alegou que a Guarda Revolucionária disparou “tiros de advertência” contra embarcações que tentavam passar por canais não aprovados. Washington afirmou ter atingido alvos iranianos durante a madrugada, enquanto Teerã declarou ter atacado alvos ligados a forças norte-americanas em resposta.
O vice-presidente dos EUA, JD Vance, declarou que os norte-americanos cumpriram o acordo de cessar-fogo, mas afirmou que “a violência será respondida com violência”. A escalada ocorreu no fim de semana, período em que os mercados estavam fechados.

