Petroleiros realizaram um protesto em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na manhã desta sexta-feira (26), para cobrar da Petrobras o cumprimento de compromissos assumidos durante as negociações que encerraram a greve nacional da categoria em dezembro de 2025.
O ato, organizado pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), integra uma mobilização nacional convocada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). Segundo o sindicato, seis meses após o fim da greve, não houve avanço em pautas consideradas prioritárias pelos trabalhadores.
As reivindicações incluem o início de negociações para um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCAC), a definição de regras para futuras Participações nos Lucros e Resultados (PLR) e uma solução para os Planos de Equacionamento de Déficits (PEDs) da Petros, que afetam aposentados e pensionistas.
O coordenador-geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, declarou que a demora da Petrobras tem aumentado a insatisfação. “Os compromissos foram assumidos pela Petrobras durante as negociações que encerraram a greve nacional de 2025, mas, passados vários meses, seguem sem cronograma concreto de negociação”, afirmou.
A Petrobras informou que está apurando as reivindicações apresentadas pelo Sindipetro-NF e que um posicionamento será encaminhado após a conclusão da análise.

