Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, apresenta índices de consumo de álcool ao volante acima da média estadual, segundo dados recentes. Em 2025, 16,47% dos motoristas abordados na cidade estavam alcoolizados, um percentual que subiu para 16,85% nos primeiros meses de 2026, enquanto a média do estado foi de 10,10% no mesmo período.
A Lei Seca, criada em junho de 2008, estabeleceu tolerância zero para a combinação de álcool e direção, promovendo mudanças na fiscalização do trânsito brasileiro. Em 2025, o município realizou 15 operações da Lei Seca, abordando 1.591 motoristas e registrando 683 infrações, das quais 262 foram por consumo de álcool.
O cenário se manteve preocupante em 2026. Nos quatro primeiros meses do ano, foram feitas 4 ações, com 279 abordagens e 47 casos de motoristas flagrados após ingerir bebida alcoólica, elevando o índice de alcoolemia para 16,85%. Os reflexos no setor de saúde também são evidentes; o Hospital Santa Teresa registrou 1.434 vítimas de acidentes de trânsito em 2025, o maior número dos últimos anos.
Em nível estadual, a fiscalização da Lei Seca no Rio de Janeiro abordou quase 5 milhões de motoristas em 17 anos, o que gerou redução superior a 21% nas mortes no trânsito e queda de 38,6% no número de feridos. Nacionalmente, a lei já resultou em mais de 3,2 milhões de infrações registradas.

