A Polícia Federal e o Ibama fecharam um estaleiro clandestino em Manaus na sexta-feira (26). A operação ocorreu após inteligência identificar a construção de estruturas flutuantes usadas para garimpo ilegal na Amazônia.
Os órgãos de fiscalização constataram que o estaleiro operava sem as licenças ambientais e administrativas necessárias. No local, agentes encontraram uma draga em construção e diversos equipamentos compatíveis com sistemas de dragagem, como estruturas metálicas, tubulações e cabeçotes de sucção.
A investigação aponta que os materiais reforçam a suspeita de que o estaleiro fazia parte da cadeia de apoio ao garimpo ilegal, fornecendo embarcações e equipamentos para a atividade.
A Polícia Federal informou que as investigações prosseguem para identificar os responsáveis pelo estaleiro, além de possíveis financiadores e destinatários das estruturas. Os envolvidos podem responder por crimes ambientais e exploração mineral sem autorização.

