O Departamento de Polícia de Dublin, Ohio, aposentou o robô de segurança “DubBot” no mês passado. A máquina, um modelo K5 da Knightscope, não registrou prisões, casos criminais ou multas em menos de um ano de operação. A cidade determinou que o equipamento não atendia às necessidades operacionais.
O robô, com mais de cinco pés de altura e pesando cerca de 400 libras, patrulhava um estacionamento local desde julho de 2025. Ele foi projetado para prevenir crimes usando câmeras de vídeo de 360 graus e um botão de emergência. Pela função, a cidade pagou US$ 67.548, valor próximo ao salário anual de um policial comum, segundo um porta-voz do departamento.
Apesar do investimento, o robô não identificou incidentes que exigissem intervenção policial humana. O plano inicial previa um custo de US$ 238.440 para implantar dois robôs em Dublin por dois anos, mas apenas um foi utilizado. O departamento gastou US$ 128.080 no equipamento, recebendo US$ 60.533 de reembolso da Knightscope.
Este não é o primeiro caso de retirada de robôs da Knightscope. Em Nova York, por exemplo, robôs do modelo K5 foram aposentados meses após serem implantados no metrô, pois exigiam policiamento humano constante. Outro robô da empresa, destinado ao Aeroporto Internacional de San Antonio, foi descartado devido a dificuldades técnicas, como falhas no movimento reto e na transmissão de vídeo e áudio em tempo real.

