O prefeito Sandro Mabel entregou, na noite desta terça-feira (23), 380 tablets a alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Goiânia premiados pelo programa Estudante Excelência 2026, que valoriza o melhor desempenho em língua portuguesa e matemática. A iniciativa inédita busca incentivar o esforço dos estudantes e ampliar o acesso à tecnologia nas escolas.
Durante a solenidade, Mabel destacou o papel das famílias e dos alunos. “Hoje, nossos 380 alunos premiados recebem esse reconhecimento porque, em algum momento, abriram mão do lazer para estudar, e isso fez deles referência para os colegas”, afirmou. A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, explicou que a premiação estimula a continuidade da aprendizagem. “É uma forma de incentivar os estudantes a seguir aprendendo”, disse.
O estudante Cauã Irias Duarte, do 9º ano da Escola Municipal Benedito Soares de Castro, destacou-se em matemática e relatou a emoção da premiação. “Foi um susto. Quando vi o orgulho da minha mãe, os olhos dela brilhando, ela pulando de alegria, eu chorei junto com ela”, contou. Maria Luiza Cardoso Silva, aluna do 9º ano da Escola Municipal Renascer, também premiada no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), disse que pretende usar o tablet para reforçar os estudos.
O investimento total na aquisição dos equipamentos foi de R$ 23,6 milhões. Além dos tablets, a gestão municipal implementou mais de 1,4 mil lousas digitais, 4,8 mil notebooks para professores e 800 computadores de mesa. Ao todo, serão entregues 15 mil tablets às escolas municipais. O deputado Virmondes Cruvinel e o vereador Wellington Bessa também participaram do evento e elogiaram os investimentos na educação.

