O prefeito Eduardo Cavaliere revogou a autorização que permitiria a instalação de um showroom da montadora chinesa GWM no Aterro do Flamengo. A medida foi tomada após questionamentos sobre a ocupação do espaço, que integra uma área tombada pelo patrimônio histórico e paisagístico.
A Prefeitura determinou que a área não poderá mais ser usada para exposição e comercialização de veículos. A nova solução municipal prevê apenas a instalação de um eletroposto em uma área menor do terreno, equivalente ou inferior à ocupada pelo antigo posto de combustíveis. O município afirmou que essa alteração não implicará supressão de árvores nem ocupação de novas áreas do parque.
A intervenção já havia sido embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na última segunda-feira, dia 15 de junho. O órgão informou que qualquer obra em área tombada exige autorização prévia federal, o que suspendeu os trabalhos até a análise da regularidade do empreendimento.
O Ministério Público Federal também reforçou questionamentos sobre o licenciamento em áreas protegidas. Em manifestação apresentada à Justiça na terça-feira, dia 16 de junho, um procurador da República pediu que a Prefeitura seja impedida de conceder licenças para intervenções em bens tombados pelo Iphan sem a anuência prévia do órgão federal.

