A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza testagem gratuita de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em terminais de transporte coletivo da capital. A ação visa o diagnóstico precoce e a distribuição de insumos de prevenção para a população.
A iniciativa, que começou na semana passada no Terminal Praça da Bíblia, terá sua próxima etapa no Terminal Rodoviário de Goiânia. As equipes estarão presentes nesta quinta-feira, dia 18 de junho, das 8h às 12h, nas dependências do Araguaia Shopping. As atividades de prevenção continuarão durante todo o mês de junho, com nova presença no Terminal do Dergo no dia 25 de junho.
Além da testagem, a SMS fornece orientações sobre formas de transmissão e tratamento das ISTs, além de distribuir preservativos e géis lubrificantes aos usuários. O coordenador de Prevenção às ISTs da SMS, Leandro Vilela, afirmou que levar os testes aos terminais facilita o acesso ao diagnóstico precoce.
Os exames são realizados de forma gratuita e sigilosa, com resultado disponível em cerca de 15 minutos. Caso o resultado seja positivo, os usuários recebem acolhimento e são encaminhados para acompanhamento e tratamento na rede municipal de saúde.

