O presidente da República Tcheca, Petr Pavel, entrou com uma ação de competência contra o governo após ser excluído da delegação para a cúpula da Otan em Ancara, em julho. A informação foi confirmada pela deputada Helena Vesecká, do partido Motoristas.
Em entrevista a veículos de comunicação, Vesecká afirmou que foi surpreendida pela ação judicial. “Eu esperava que ele não ajuizasse a ação”, disse. Ela defendeu a decisão do governo de vetar a participação de Pavel, citando divergências sobre armamento e financiamento militar. “O presidente não considerou a racionalidade do governo”, declarou.
Vesecká acrescentou que a cúpula não justifica o litígio. “Acho que essa cúpula não vale uma ação tão grande”, afirmou. Ela também descartou riscos à imagem do país no exterior. “Isso não interessa a ninguém lá fora”, comentou.
A Corte Constitucional da República Tcheca, no entanto, decidiu que Pavel integrará a delegação, anulando a decisão do governo. A ordem foi direcionada ao primeiro-ministro Andrej Babiš e ao ministro das Relações Exteriores, Petr Macinka.

