O projeto ‘Mulheres em Pixinguinha’ celebra três décadas de história e pesquisa musical brasileira com uma nova apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. As artistas Georgia Szpílman, Daniela Spielmann, Sheila Zagury e Clarice Magalhães encenarão o espetáculo no dia 21 de junho, às 11h, no Salão Assyrio.
O espetáculo, criado nos anos 1990, propõe revisitar a obra de Pixinguinha a partir de uma perspectiva feminina, um tema incomum para a época. As quatro artistas assumem o centro da cena para interpretar o repertório do compositor, que inclui clássicos como ‘Carinhoso’ e ‘Rosa’, além da ‘Valsa Triste’. A montagem recria a atmosfera da antiga casa do músico, utilizando cenografia e objetos que remetem à memória afetiva de Pixinguinha.
Ao longo de 30 anos, o projeto percorreu diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. As artistas afirmam que a emoção da obra permanece intacta, mantendo-a viva e contemporânea. Para Sheila Zagury, o trabalho demonstra que a música de Pixinguinha pode ser narrada pela sensibilidade feminina sem perder sua essência sofisticada.
Daniela Spielmann, professora do CEFET-RJ, comentou que a música do compositor continua relevante porque fala de identidade e encontro. O projeto também é visto como uma referência de resistência artística e presença feminina no choro, em um cenário ainda marcado pela desigualdade de gênero.

