Projetos de economia circular transformam resíduos ambientais em matéria-prima no interior de São Paulo. A iniciativa recicla bitucas de cigarro, que contêm mais de 7 mil compostos químicos, e pneus velhos, que são reaproveitados na produção de asfalto-borracha.
Em Votorantim, na região de Sorocaba, uma usina pioneira recicla bitucas de cigarro por meio de um processo de descontaminação e reaproveitamento da celulose. Segundo o diretor da usina, o desafio foi criar a logística para disponibilizar o projeto ao mercado, além de um programa de educação ambiental. O material reciclado é usado na fabricação de pranchas de surfe, caixas de som e projetos para construção civil.
Em Presidente Prudente, pneus descartados são destinados ao Ecoponto municipal e utilizados na produção de asfalto-borracha. A tecnologia é aplicada em trechos da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). A concessionária responsável reaproveita cerca de 360 toneladas de material mensalmente, sendo aproximadamente 15% borracha reciclada, o que aumenta a resistência e a vida útil do pavimento.
Além do reaproveitamento industrial, o material reciclado gera renda local. Uma artesã utiliza o papel produzido a partir das bitucas para confeccionar peças, promovendo a capacitação de outras mulheres e exemplificando o conceito de economia circular.

