O Governo do Estado lançou o Protocolo Unificado e Integral de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. A iniciativa padroniza fluxos de atendimento e capacita equipes para assegurar acolhimento humanizado em qualquer município do estado.
O Protocolo Unificado e Integral de Atendimento à Mulher em Situação de Violência foi elaborado pela Secretaria da Mulher (SDM) e pelo Comitê Gestor Intersetorial. O documento visa padronizar os fluxos de atendimento, capacitar as equipes e monitorar as políticas públicas estaduais.
A medida garante que o acolhimento seja feito com escuta qualificada, respeito à autonomia e prioridade à proteção da vida. O protocolo reúne informações sobre direitos, formas de violência e canais institucionais seguros, como a GurIA e o Painel da Rede de Proteção da Mulher.
A secretária Ana Costa declarou que o documento representa um avanço ao fortalecer a articulação entre diferentes áreas do Estado. Segundo ela, a iniciativa consolida espaços mais seguros e confiáveis para mulheres em situação de violência, evitando a revitimização.

