O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) realiza neste sábado um comitê federal marcado por tensões, com investigações judiciais e o crescente isolamento do governo no Congresso. O partido lida com a condenação de um ex-ministro, novas apurações e derrotas eleitorais recentes.
O comitê federal, um dos mais tensos desde a chegada de Pedro Sánchez à secretaria geral, tem a corrupção como pano de fundo. O partido está sob pressão devido à condenação de 24 anos de um ex-ministro, novas apurações no caso Leire, a retirada de passaporte de uma figura pública e uma investigação contra o presidente José Luis Rodríguez Zapatero.
Em menos de seis meses, o PSOE acumulou quatro derrotas eleitorais em nível autonômico. O cenário político também viu movimentações internas, como a vereadora de Madri, Enma López, que anunciou a intenção de concorrer a vereadora antes do estabelecimento do calendário de primárias, competindo com a candidata de Ferraz, Reyes Maroto.
Este encontro de sábado é o primeiro da máxima instância de decisão do partido em um ano, momento em que a organização já foca nas próximas eleições.

