A África do Sul registra ataques recentes contra estrangeiros, o que demonstra a persistência do racismo e da xenofobia no país. O ódio contra imigrantes se manifesta mesmo em uma parcela da população que vivenciou o apartheid, sistema discriminatório.
Os ataques a estrangeiros na África do Sul provam que o racismo não foi superado pelo histórico do país. O ódio contra imigrantes é um fenômeno que se manifesta em outras partes do mundo, assim como ocorre na Europa.
Essa manifestação de ódio ocorre inclusive entre um setor da população que sofreu com o apartheid, um dos sistemas discriminatórios mais desumanizadores. A situação evidencia a continuidade de tensões sociais no território sul-africano.

